Coordenador : Sávio Freire Bruno
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388389.2199.59428.16012023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos e docentes de ensino fundamental e médio das redes pública e particular das regiões ao entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, dos municípios de Capitólio, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e Vargem Bonita, Minas Gerais, assim como seus familiares. Também alunos e docentes do município de Niterói, Rio de Janeiro. A ação pode ainda ser estendida a escolas e municípios além dos mencionados. Alunos e docentes de ensino superior e pós-graduação ligados à área de Meio Ambiente, de cursos como Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Ciências Ambiental e áreas afins da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Local de atuação: Faculdade de Veterinária da UFF e Parque Nacional da Serra da Canastra.
Objetivo
Fornecer material audiovisual sobre a biodiversidade nacional com o objetivo de promover conhecimento e conscientização sobre a importância da preservação da fauna silvestre para o equilíbrio e conservação da biodiversidade dos ecossistemas brasileiros. Objetivos gerais: 1 – confecção de documentários sobre espécies da macrofauna neotropical e seus habitat; 2 – divulgação do material ao público-alvo. Objetivos específicos: 1 – despertar consciência ambiental e aproximação com a fauna e biomas brasileiros na população a partir dos jovens, crianças e educadores atingidos pela ação; 2 – gravações audiovisuais da natureza com foco em espécies da macrofauna neotropical e seus respectivos habitat; 3 – produção de material em vídeo na forma de documentários sobre estas espécies; 4 – estudos comportamentais sobre as espécies gravadas a partir do material obtido; 5 – divulgação do material em escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio, assim como, instituições de ensino superior, à exemplo da própria UFF.
Resumo
O Projeto Fauna Brasil - UFF (Laboratório de Registros Audiovisuais da Fauna Brasileira) objetiva oferecer a população brasileira e a comunidade acadêmica material audiovisual com temas relevantes a biodiversidade brasileira e a importância da conservação ambiental, da fauna nativa e questões socioambientais associadas, com a intenção de promover conscientização sobre os temas abordados nas diferentes séries que apresenta. Além disso, pretende avaliar o público-alvo através de questionários e assim, obter informações sobre o conhecimento desse público sobre a biodiversidade dos ecossistemas brasileiros e a preservação de espécies ameaçadas.